O que é o senai?

Muitos pais tomam a decisão de educar em casa seus filhos e, ao fazê-lo, estão a par de alguns benefícios claros. O ensino em casa permite adaptar uma educação específica às necessidades individuais do seu filho, algo que muitas vezes falta nos sistemas escolares públicos ou privados.

O ensino em casa também permite que você e seu filho aprendam juntos, criando não apenas uma valiosa experiência de aprendizado, mas fortalecendo os laços familiares. Adicione a isso o fato de que muitas vezes é proibitivamente caro enviar várias crianças para escolas particulares, e podemos ver porque o ensino doméstico se tornou cada vez mais popular.

Um dos aspectos mais importantes de homeschooling seu filho está chegando com um plano claro e conjunto de metas. Um dos maiores aspectos da educação escolar em casa – sua total flexibilidade – também pode ser um dos mais difíceis se não for abordado diretamente. Sem um plano claro, você corre o risco de criar uma educação dispersa que coloque seu filho fora de lugar com seus pares.

Senai é referência no país?

Então, quando você começar a estudar em casa, você deve chegar a um conjunto claro de metas gerais. Pense por que você quer educar seus filhos em casa e o que você quer que eles tirem da experiência.

Em geral, o que você quer que a educação de seu filho abranja? Depois de ter respondido a essas perguntas gerais por si mesmo, comece a dividir a educação do seu filho em várias áreas temáticas. Para cada área de assunto, você deseja criar uma linha do tempo e um conjunto de metas.

Um bom lugar para começar em termos de um cronograma seria olhar para o currículo padrão para o grau de seu filho em uma escola pública ou privada inscrição senai.

Embora seja quase certo que uma dessas razões que você selecionou para educar em casa o seu filho é ir além e fora desse currículo padrão, você também quer ter certeza de que seu filho não ficará atrás de seus pares em um determinado assunto.

Veja como fazer o seu curso no senai mais próximo

Elabore seu plano observando as expectativas padrão para um determinado nível de assunto e, em seguida, trabalhando de trás para frente: como você deseja atingir esse nível de conhecimento? Quais são os alvos para cada semana? Ao definir essas metas, você pode estabelecer um cronograma e um currículo que permitam uma educação escolar eficaz em casa.

Claramente, um dos pontos da educação escolar em casa é sua relativa flexibilidade, e de maneira nenhuma você precisa se ater a um plano de uma maneira completamente rígida, mas não deixe que isso o leve a evitar um.

Embora possa parecer maravilhoso ter um educação inteiramente “orgânica” para seus filhos, isso pode facilmente dar errado. Se você permitir constantemente que o aprendizado de seu filho seja ditado exclusivamente por seus interesses, aparecerão lacunas em seu conhecimento.

Em vez disso, faça um plano educacional claro que permita flexibilidade. Planeje o que seu filho vai aprender, mas deixe o “como ele vai aprender” algum espaço para respirar: quando você começar o processo de aprendizado escolar em casa, aprenderá como seu filho aprende melhor e pode começar a incorporar isso nas lições.

Ao apresentar um plano educacional claro, você se armará com uma das ferramentas mais essenciais para o aprendizado domiciliar eficaz.