Palestrantes

Adnan Demachki
Minicurriculo: Em Breve!


Antonio Noronha Tavares
Minicurriculo:
Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1985). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2000). Mestre em Engenharia Civil na área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFPA, 2012). Possui Pesquisas e Consultorias na área de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente. Atualmente é Professor Adjunto e Chefe da Seção de Estágio Supervisionado da direção da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA-UFPA).


Bruno Araujo Soares Valente
Minicurriculo:
Possui graduação pela Universidade Federal do Pará(2004). Atualmente é Procurador da República da Procuradoria da República no Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.


Sergio Francisco de Aquino
Minicurriculo:
Doutor em Engenharia Química pelo Imperial College London (2004) e Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP e pesquisador do CNPq e FAPEMIG. Atua como consultor de órgãos públicos e empresas privadas e têm interesse de pesquisa nas áreas de tratamento de águas de abastecimento e residuárias, em especial no uso de sistemas biológicos combinados com processos fisico-químicos avançados para a remoção de microcontaminantes orgânicos (Ex. fármacos, desreguladores endócrinos, pesticidas). Além disso tem trabalhado com digestão anaeróbia de resíduos e efluentes com foco na produção de biogás e/ou recuperação de bioprodutos de valor agregado.


Celia Regina Alves Rennó
Minicurriculo:
Engenheira civil com especialização em engenharia sanitária pela EEUFMG e em engenharia ambiental no Illinois Institute of Technology de Chicago, Celia realizou curso de especialização em gerenciamento de recursos hídricos na Universidade de Lund, Suécia e tem MBA em Gestão Estratégica de Empresa de Saneamento pela Fundação João Pinheiro (2002) e pela Fundação Dom Cabral (2004). Desde 1983 é funcionária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais tendo trabalhado nas áreas de projetos, de recursos hídricos e meio ambiente e de pesquisa e desenvolvimento operacional e tecnológico. Atua hoje na Assessoria Técnica da Presidência da empresa. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Minas Gerais – de 2011 a 2015 e representa a associação em diversos fóruns da sociedade civil entre os quais o CONAMA e CNRH.


Dante Ragazzi Di Pauli
Minicurriculo:
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie(1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP(1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie(1988). Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP desde 1985 atuando em diversas áreas, hoje como Superintendente de Planejamento Integrado.
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade de Engenharia do Mackenzie (atualmente).Presidente da ABES-DN no período de agosto de 2012 a julho de 2016.


Davi Franco Lopes
Minicurriculo: Em Breve!


Euler Guimarães Sizo
Minicurriculo:
Possui graduação em Engenharia Civil pelo União das Escolas Superiores do Estado do Pará(1989) e especialização em PROEJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2007). Atualmente é Professor de 1º e 2º graus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Par


Fabio de Oliveira Fonseca
Minicurriculo:
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará e MBA em Logística Empresarial pela Universidade da Amazônia. Doutorando pela Fundação Oswaldo Cruz – RJ no curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Profissional Certificado pela Autodesk (Autodesk Certified Professional) – Revit Architecture – tecnologia BIM. Docente na Estácio (PA) em cursos Pós-Graduação nas áreas de Logística Empresarial, Engenharia de Manutenção Industrial, Engenharia de Produção, Gestão da Produção e Engenharia Ambiental; Membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Responsável técnico pela empresa Fonseca Leal Engenheiros Associados Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, construção civil, logística empresarial, gestão de projetos, materiais regionais, cimento, dosagem, tecnologia do concreto e madeira, saneamento, desenvolvimento de tecnologias sociais e habitação de interesse social.


Giovanni Chaves  Penner
Minicurriculo:
Dr. Eng. Sanitarista Giovanni Chaves Penner, com mestrado e doutorado vinculados a áreas contaminadas. Visitante na USEPA de Athens-GA em 2004. Experiências com diagnóstico e remediação em postos de combustíveis, refinarias, terminais de combustíveis e indústrias diversas: AMBEV, Transtechnology, Farinha de Trigo Anaconda, Marchesan, etc. Atendimento ao monitoramento ambiental de diversos aterros sanitários. Consultor da ESTRE no contrato ABAST-PETROBRAS. Professor doutor desde 2005 em cursos de Engenharia Civil e Ambiental. Atualmente professor adjunto na Universidade Federal do Pará.


Haroldo Costa Bezerra
Minicurriculo: Em breve!


Heliana Katia Tavares Campos
Minicurriculo:
Engenheira Civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFMG  e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Foi Superintendente de Limpeza  Urbana de Belo Horizonte, Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, oficial de Projetos do UNICEF, idealizadora do Fórum Nacional Lixo e Cidadania e da campanha “Criança no lixo nunca mais”, foi consultora do Ministério do Meio Ambiente na área de gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos. Foi consultora do BID, da Fundação Vale e diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES DF.  Atualmente exerce o cargo de Diretora Geral do Serviço de Limpeza Urbana – SLU/DF.


Hito Braga de Moraes
Minicurriculo:
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialização em Engenharia Naval pela UFRJ/UFPA (1988), mestrado em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ (1991), Doutorado em Engenharia Oceânica COPPE/UFRJ (2002) e Pós Doutorado pela Universidade de Southampton na Inglaterra (2012). Fundador do curso de Graduação em Engenharia Naval da UFPA (2004). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Naval e professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projetos de Embarcações, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de embarcação de passageiros, hidrovias, portos e transporte Aquaviário.


Hugo Sérgio de Oliveira
Minicurriculo:
Desde abril 2013 Hugo de Oliveira trabalha como diretor da PROJEC firma consultora especializada em estudos econômicos e regulatórios, entre 2008 a 2013 exerceu o cargo de diretor de regulação econômica financeira da ARSESP, acumulando também as funções de diretor presidente no período 2008 a 2011, foi diretor da ABAR e responsável pela Câmara Técnica de Saneamento no período 2008 a 2013 tendo recebido o prêmio ABAR em   2013. Foi economista sênior no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no período 1992 a 2007, foi economista e superintendente de planejamento econômico da SABESP no período de 1977 a 1992, é formado em Economia pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado pela FGV do Rio de Janeiro. Frequentou cursos de regulação ministrados pela John Kennedy School da Universidade de Harvard e pela PURC da Universidade da Florida. No BID atuou na Divisão de Saneamento e Meio Ambiente, atendendo países do Cone Sul sendo responsável pela: coordenação de equipes de projetos em mais de 20 programas de saneamento ambiental, desenvolvimento urbano e de meio ambiente em diversos países; elaboração de estratégias nacionais de desenvolvimento para o setor de saneamento para todos os países do Cone Sul; coordenação de programas de desenvolvimento institucional para a SUNASS (agência reguladora peruana de água) e dos estudos básicos para criação da ADASA- Agência Reguladora do Distrito Federal e da Câmara de Saneamento da AGR-Agência Reguladora de Goiás; e avaliação econômica socioambiental de projetos de infraestrutura e de água e esgoto em mais de dez países da América Latina Na ARSESP foi responsável por dez revisões tarifarias sendo seis para concessionarias de serviços de gás canalizado incluindo a COMGAS e quatro para concessionarias de saneamento incluindo a primeira revisão integral da SABESP.  Ainda na ARSESP foi responsável por dezenas de reajustes tarifários incluindo além da SABESP concessionarias privadas.


Janary Fonseca Pinheiro
Minicurriculo:
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1976), Especialização em Educação Ambiental (2005) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento, Tratamento e Destino final e resíduos sólidos, Sistemas de Infra-estrutura Urbana e saneamento, Drenagem Urbana e Gerenciamento de Projetos financiados por orgãos Nacionais e Internacionais (CEF, BID).


José Benevuto de Andrade Vieira
Minicurriculo: Em Breve!